quarta-feira, 2 de abril de 2008

"GUARDE SEUS MEDOS PARA SI MESMO, MAS PARTILHE SUA CORAGEM COM OS OUTROS" -

"GUARDE SEUS MEDOS PARA SI MESMO, MAS PARTILHE SUA CORAGEM COM OS OUTROS" -


Pessoas que pensam, questionam, que têm coragem de correr riscos calculados, que continuam estudando, continuam aprendendo, continuam se comunicando com franqueza. Pessoas que têm diplomacia para não gerar conflitos desnecessários e coragem de enfrentar os conflitos inevitáveis.


Liderar é mostrar o caminho, seja na presidência de um país, no setor de estoque de uma papelaria, na sala de cópias "Xerox", na junta diretora, na sala do presidente da multinacional, na mesa do jantar, no grupo de crianças brincando de esconde-esconde do jardim de infância ou na organização de uma conferência das Nações Unidas. Mas liderar não é criar medo, para que outros sigam você. É criar luz, para que outros vejam o caminho.

Em qualquer situação, o medo estará presente na cabeça de uma pessoa inteligente, pouco importando a idade, o sexo ou a nacionalidade. Ele precisa mesmo que estar lá, porque para cada idéia que funciona, há centenas de possibilidades que não funcionam. O medo, portanto, é somente um sinal de preparação da sua mente. Mas, assim como qualquer emoção, o medo é altamente contagioso.

Por isso, o líder deve ter cuidado redobrado para não passar medo para sua equipe. Também é, por isso, que pseudo líderes usam o medo como arma para manipular populações e eleitores, em todos os países.

Mas o verdadeiro líder não é um multiplicador do medo. O líder é aquele que usa os medos e receios como balizas internas, para não fazer bobagens ou cometer erros desnecessários, mas que instila em sua equipe a força e a convicção da vitória, do crescimento e que reforça as raízes que unem seu grupo. O verdadeiro líder sabe que sua trajetória será mais rápida se seus liderados também forem líderes.

Por isso, seus medos devem ficar com você. O mundo já tem medo suficiente esparramado. Partilhe sua coragem, que é algo em falta. Você notará que ao partilhar a coragem, ela também é contagiosa, e aqueles que estiverem com você vão devolver mais coragem, mais força e soluções positivas.

Por isso, como diz Robert Louis Stevenson, "guarde seus medos para si mesmo, mas partilhe sua coragem com os outros". Não precisa esconder seus medos nos subterrâneos do seu castelo. Deixe-os presos, em celas pelas quais você passe todos os dias. Escute o que eles têm a dizer, porque isso é o que eles fazem bem. Mas deixe-os atrás das grades, em prisão perpétua. E solte sua coragem, controlando-a apenas para que não se transforme em arrogância.

O mundo precisa desesperadamente de líderes, de coragem e de força positiva. Seja um guerreiro que lidera, e o mundo seguirá seus passos

Nenhum comentário: