domingo, 18 de maio de 2008

Minha amiga querida, minha querida amiga, eu não te dei nem um cartãozinho no seu aniversário… E tem tanta coisa que eu queria te dizer nesta data querida.

É seu aniversário. Nós nos parecemos muito em algumas coisas ( mesmo sendo totalmente diferentes em outras ), e imagino que, como eu, você às vezes pensa que o tempo está escorrendo devagarinho, e você nada pode fazer pra segurar. Isso acontece a cada milésimo de segundo. Mas nos nossos aniversários, a gente atualiza as informações e toma aquele susto… Puxa, fiquei mais velha. Puxa, mais um cabelo branco. Puxa, tanta coisa que eu queria fazer e ainda não fiz… Puxa, mais um ano de vida. Mais um… Menos um, tanto faz. Puxa… E o que eu faço agora?

Essa idéia é o que de mais profundo o aniversário tem. Mas, além do bolo e brigadeiro, dos presentes, festas, abraços, beijos e sorrisos… O que de mais lindo acontece são os desejos! Sim, os desejos… Em silêncio, quando pensam em você no dia do seu aniversário, as pessoas te desejam coisas, muitas coisas. Algumas mais, outras menos, isso vai conforme a grandeza de alma de cada um. Mas desejam.

E fiquei pensando, querida amiga, no que eu te desejaria no dia do seu aniversário. Se fosse o gênio da lâmpada, se fosse uma feiticeira poderosa, o que eu te daria, embrulhado numa caixinha bonita, com lacinho, pronto pra usar?

Teria que ser uma caixinha de tamanho infinito… Pois bem, lá vai a lista:

* Saúde, porque sem o corpo, a alma quase nada pode fazer nesta dimensão;
* Medo do necessário, para preservar sua vida e seu coração;
* Amigos, pra segurar sua mão e te ajudar a levantar, pro caso de você cair, e pra comemorar suas alegrias com você;
* Calma, pra dar os passos certos e enxergar mais adiante;
* Dor ( só um pouquinho ), pra valorizar o prazer;
* Paciência, pra esperar o seu tempo, o das pessoas e das coisas;
* Flexibilidade, pra conseguir desistir do que te faz infeliz, e pra mudar de idéia quantas vezes você quiser;
* Sabedoria, pra dizer as coisas certas, pra outros e pra você mesma;
* Alegria, porque só ela é o alívio de todos os pequenos males do cotidiano;
* Disposição, pra correr atrás dos seus desejos;
* Rebeldia, pra sentir que você é a dona da sua vida, e é responsável por ela;
* Dúvidas, porque certezas demais atrapalham;
* Consciência, pra saber o que vai dentro de você e dentro dos outros;
* Tranquilidade, pra ser tolerante com você mesma e saber que todos nós sempre fazemos o melhor que dá, e isso é bom;
* Coragem, pra fazer o que for melhor pra você, ainda que isso machuque;
* Beleza, pra chamar mais beleza ainda pra perto de você;
* Juventude, pra sugar da vida o melhor que ela tem;
* Fé, pra se sentir segura e curtir a certeza de saber que sempre haverá alguém cuidando de você;
* Carinho, porque todo mundo precisa de colo;
* Sensibilidade, pra ir ao fundo das coisas;
* Companheirismo, porque a solidão só é boa quando é uma escolha;
* Ambição, pra conquistar as coisas que você sonhou pra você;
* Simplicidade, pra saber observar o que há de belo no que você tem aqui e agora;
* Sonho, porque sem sonho a vida é morte;
* Paixão, porque nada é mais gostoso do que sentir o coração batendo forte por algo ou alguém;
* Amor, porque o amor é tudo isso e muito mais;
* Amizade, porque assim não nos afastaremos nunca.

Mudei de idéia quanto ao tamanho da caixinha. Não precisa ser grande, não. Porque a sua alma já é grande, e lá dentro dela já tem tudo isso. Só vou desejar então que você consiga saber quando e como chamar o que há de bom em você pra seguir o seu caminho brilhantemente como vem fazendo.

E pra terminar, os versos mais simples e mais completos que eu já vi:

Parabéns pra você,
Nessa data querida,
Muitas felicidades,
Muitos anos de vida!

Nenhum comentário: