terça-feira, 20 de maio de 2008

ESSE GRANDE AMOR


Um grande amor é assim: ele sempre existe antes que a gente se dê conta e sempre fica depois que a gente acha que acabou. E o meu amor por você sempre deve ter existido, antes mesmo que eu me desse conta. Não me lembro quando percebi sua presença. Pela nossa diferença de idade, quando eu era menina pequenininha, você já devia estar por aí com esse charme todo, esses olhos tímidos e penetrantes.

Na escola, me falaram de você. E eu, pequena ainda, me emocionava com seu jeito. Meu pai não gostava de você; minha mãe dizia, quando te via passando, que você era um moço muito interessante, mas agitador demais pro gosto dela. Às vezes eles brigavam por sua causa. Eu, só olhando pra você, de longe, tentando saber quem era você e o que fazia.

Quando cresci e me tornei uma adolescente romântica e apaixonada, logo prestei atenção em você. Sua presença, sua inteligência, seu charme, suas palavras sempre doces e levemente maliciosas, sua classe e elegância me seduziram. E tive um amor platônico, daqueles que toda adolescente tem. Amor que foi sufocado e virou admiração, e uma estranha amizade unilateral, baseada nessa leitura de almas que você sabe fazer tão bem, homem sensível que é. Em meu quarto, vários sinais seus. Fotos, sons, e outras lembrancinhas. Segui minha vida amorosa, mas de alguma forma, você sempre esteve comigo. Os outros tinham ciúme, mas tiveram que se conformar.

A primeira vez que estive pertinho, bem pertinho de você, fiquei ainda mais encantada. Além de belo, seu jeito único de falar, movimentar, o som da sua voz, sua voz fraquinha, mas tão adorável, seu sorriso… Tudo me fazia suspirar. Saí de perto de você mais flutuando que andando, e assim foram todas as vezes que nos encontramos depois.

Ainda hoje, mantenho por você um vício secreto. É sobre o que você diz sobre o mundo que eu gosto de pensar. É do jeito que você encara o amor que eu sonho ser amada. É nas tuas observações sarcásticas e originais do cotidiano que eu gosto de refletir sobre a vida. É na sua genialidade e inteligência que eu me afundo e morro de admiração e, confesso, grande cobiça. É no seu passado bonito que eu gosto de me inspirar. É com você que eu gosto de estar quando não suporto mais ninguém. Você me traduz. E eu me sinto acolhida pelas suas palavras… E quando me lembro e procuro por você, passamos horas unidos, como se cada coisa dita puxasse ainda outras… E não me canso de viajar nas pérolas que você derruba para o mundo.

“Tem mais samba no encontro que na espera
Tem mais samba a maldade que a ferida”

“Não chore ainda não, que eu tenho um violão e nós vamos cantar…”

“A moça triste que vivia calada sorriu, a rosa triste que vivia fechada se abriu,
E a meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor…”

“Vem ver que a vida ainda vale o sorriso que eu tenho pra lhe dar.”

“O meu samba se marcava na cadência dos seus passos,o meu sono se embalava no carinho dos seus braços…”

“Carolina, nos seus olhos tristes guarda tanto amor: o amor que já não existe…”

“Até o mar faz maré cheia pra chegar mais perto dela”

“A gente estancou de repente ou foi o mundo então que cresceu?”

“Só vim te convencer que eu vim pra não morrer de tanto te esperar…”

“Eu andava pobre, tão pobre de carinho…
Que, de tolo até pensei que fosses minha.”

“O que é que eu posso contra o encanto desse amor que eu nego tanto, evito tanto, e que no entanto volta sempre a enfeitiçar…”

“Não sei se preguiçoso ou se covarde debaixo do meu cobertor de lã
Eu faço samba e amor até mais tarde e tenho muito sono de manhã…”

“A vida é sempre aquela dança aonde não se escolhe o par
Por isso às vezes ela cansa e senta um pouco pra chorar.”

“Você que inventou a tristeza, ora, tenha a fineza de desinventar!”

“E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos como não se ouvia mais
Que o mundo compreendeu e o dia amanheceu em paz.”

“Todo dia eu só penso em poder parar, meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar e me calo com a boca de feijão.”

“Andei sete léguas de amor, chorei sete litros de mar
Mas ela não se saciou, mas ela não soube esperar.”

“Quando amo eu devoro todo o meu coração
Eu odeio, eu adoro numa mesma oração.”

“Dominante, não se desembaraça; ofegante, é dona do seu senhor.”

“Por que desceste ao meu porão sombrio
Com que direito me ensinaste a vida
Quando eu estava bem, morta de frio?”

“Ele sabe dos segredos que ninguém ensina
Onde guardo o meu prazer, em que pântanos beber…”

“Quero brincar no teu corpo feito bailarina
Que logo se alucina, salta e te ilumina quando a noite vem…”

“Quantas guerras terei que vencer por um pouco de paz?”

“Ai, a primeira dama, o primeiro drama, o primeiro amor…”

“Deixe em paz meu coração que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não: pode ser a gota dágua.”

“E a gente tá engolindo cada sapo no caminho,
E a gente vai se amando que, também, sem um carinho ninguém segura esse rojão.”

“Me disse pra ser feliz e passar bem.
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci, mas depois, como era de costume, obedeci.”

“O que será que me dá que me bole por dentro, será que me dá…”

“Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar o que é que a vida vai fazer de mim.”

“Eu era tão criança e ainda sou…
Querendo acreditar que o dia vai raiar só porque uma cantiga anunciou…”

“O meu amor tem um jeito manso que é só seu.”

“Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu.”

“Mal sei como ele se chama, mas entendo o que ele quer
Se deitou na minha cama e me chama de mulher.”

“O amor é feroz: faz em nós um estrago medonho.”

“Eu bato o portão sem fazer alarde, eu levo a carteira de identidade
Uma saideira, muita saudade e a leve impressão de que já vou tarde.”

“Eu tenho saudades da nossa canção
Saudades de roça e sertão
Bom mesmo é ter um caminhão, meu amor…”

“Quando nos apaixonamos poça d’água é chafariz
Ao olhar o céu de Ramos vê-se as luzes de Paris.”

“Pixaram no muro, mandei fazer um cartaz
Serás o meu amor, serás a minha paz.”

“Ah, Rosa, e o meu projeto de vida?
Bandida, cadê minha estrela guia?”

“Larga a minha mão, solta as unhas do meu coração
Que ele está apressado e desanda a bater desvairado quando entra o verão.”

“Se nós, nas travessuras das noites eternas já confundimos tanto as nossas pernas ,iz com que pernas eu devo seguir.”

“Arranca, vida, estufa, veia
E pulsa, pulsa, pulsa, pulsa, pulsa mais…”

“Vê se tem no almanaque, essa menina, como é que termina um grande amor
Se adianta tomar uma aspirina ou se bate na quina aquela dor
Se é chover o ano inteiro chuva fina ou se é como cair o elevador”

“Mas levo esse amor com o zelo de quem leva o andor
Eu velo pelo meu amor que sonha…”

“Homem constrói sete usinas usando a energia que vem de você
Homem conduz a alegria que sai das turbinas de volta a você”

“Passas sem ver teu vigia catando a poesia que entornas no chão.”

“Sim, me leva para sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz.”

“Pelo amor de Deus, não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem
Não vê que Deus até fica zangado vendo alguém abandonado, pelo amor de Deus”

“Te perdôo porque choras quando eu choro de rir - te perdôo por te trair.”

“Hoje eu tenho apenas uma pedra no meu peito, exijo respeito, não sou mais um sonhador.”

“Quis saber o que é o desejo, de onde ele vem, fui até o centro da terra e é mais além.”

“Se me faltares, nem por isso eu morro: se é pra morrer, quero morrer contigo.”

“Mesmo sendo errados os amantes seus amores serão bons…”

” Façam muitas manhãs que se o mundo acabar eu ainda não fui feliz.”

“A gente pode se entender e não saber o que falar.”

“Depois de te perder te encontro, com certeza; talvez num tempo da delicadeza
Onde não diremos nada, nada aconteceu… Apenas seguirei, como encantado ao lado teu.”

“Eu descartava os dias em que não te vi
Como de um filme, a ação que não valeu…”

“Não se afobe, não, que nada é pra já
O amor não tem pressa, ele pode esperar em silêncio”

“Mas nem as sutis melodias
Merecem, Cecília, teu nome espalhar por aí…”

É impossível não me emocionar ouvindo esse Chico. Amor de verdade. Esse foi um dos posts mais difíceis que já fiz, pela quantidade de links e pela dificuldade em escolher canções e dentre elas trechos, porque, pra mim, quase todas são perfeitas. Ah, Chico, se todos fossem iguais a você…

Dedido aos amigos chicoólatras como eu, especialmente um certo carioca que tem feito meu coração bater mais forte ultimamente, e de quem eu lembro quando esse formidável artista está tocando no meu cd player.

Nenhum comentário: