Licenciados Desempregados
Este é um dos dramas do nosso país. Cada vez é maior o número de pessoas qualificadas que não consegue encontrar um emprego de acordo com as suas qualificações e, muitas vezes, nem noutra área qualquer, na medida em que no momento, o desemprego é o grande problema que assombra as famílias portuguesas.
Por tudo isto, as pessoas têm questionado se vale a pena tirar um curso superior e investir num percurso académico, já que independentemente de se tornarem engenheiras, advogadas, sociólogas, etc, vão acabar como empregadas de balcão, operadoras de telemarketing, recepcionistas e por ai adiante…
Pessoalmente acredito que vale a pena estudar e não desistir de evoluir, ainda que se demore alguns anos a colher o fruto financeiro desse investimento. Estudar é um acto libertador por nos abrir horizontes e nos despertar para novas perspectivas e pontos de vista em relação ao mundo e ao próximo. Cada vez que aprendemos algo novo, nunca mais somos os mesmos e só por isso, valeu a pena.
Lamentemos a escassez de postos de trabalho para todos, mas nunca o saber, porque afinal de contas, o conhecimento é o trunfo que nos resta para mudarmos a sociedade e ainda podermos fazer alguma coisa pelas gerações vindouras. Além disso, a ter que estar desempregado, mais vale qualificado que ignorante, porque a seu tempo, a sabedoria dará o seu fruto.
Fica aqui a minha palavra de esperança, a todos os licenciados do nosso país, que lutam diariamente por um amanhã mais justo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário