quarta-feira, 30 de julho de 2008

Hoje senti uma imensa vontade de escrever!

Hoje senti uma imensa vontade de escrever! A algum tempo que não o faço e então sentei-me aqui, mãos postas no teclado, olhar no monitor e.... Não consegui. Tentei, pensei, recordei, idealizei mas nada me vinha a memória... além de ti. E então desisti... Por momentos desisti... Mas rapidamente compreendi que não haveria melhor tema para escrever que Tu. O meu problema e que não sei o que dizer... Sinto que te conheço tão bem e tão pouco ao mesmo tempo. Sei que gesto vais ter e porque, conheço os teus olhos de cor e sei ler neles, conheço o toque das tuas mãos mesmo quando passamos dias sem nos ver, o sabor dos teus beijos... Mas doem-me os momentos de distancia... não só geográfica mas a frieza de certos actos... Dói-me mais porque sei porque os tens e consigo desculpa-los. Na verdade e isto que me dói... a minha capacidade de perdoar, compreender e esquecer, de passar adiante como se nada tivesse acontecido. No meio de tanto mau feitio lá tinha que arranjar espaço para isto!! Muitos dirão, talvez, que e uma virtude mas eu acho que e apenas um fardo pesado com o qual me habituei a conviver... "Perdão completo e lembrança sem dor"... e o que me aquece a alma quando penso ceder aos confrontos com a vida... E nunca cedo. Amanha será um novo dia e depois disso outro e muitos outros.... Podem não ser perfeitos mas estão repletos de vida, de cor, de esperança, de tudo aquilo que podemos descobrir, alcançar... E ainda que não devamos deixar nada para depois, sabemos que no amanha há espaço para aquilo que de facto não conseguimos ainda realizar. O mundo está sempre a girar, não podemos nos ficar parados! "E se caíres?" Levanto-me, sacudo as calcas e continuo a andar... Sem correr, pq a pressa e inimiga mas sempre sem desistir de nada! ;)

Frases

"Às vezes, quando tudo dá errado
acontecem coisas tão maravilhosas
que jamais teriam acontecido
se tudo tivesse dado certo".

"A vida e o que nos acontece enquanto fazemos outros planos".


Quando alguem te ama a forma de dizer o teu nome é diferente...
Existem pessoas que passam pela nossa vida e nao deixam nada, outras deixam tudo e outras simplesmente nao passam, ficam para sempre!
Quando tiveres uma lagrima de tristeza, parte-a ao meio, da-me metade e chorarei contigo. Quando eu tiver um sorriso de alegria dou-te inteiro so para te ver feliz!
Amigo nao é aquele que seca as lagrimas, mas sim aquele que nunca as deixa cair...
Quando te sentires sozinho, olha para a lua ou para o sol e repara que eles também estao sozinhos e nem por isso deixam de brilhar...
Se um dia te der uma vontade louca de chorar, chama-me! Nao prometo fazer-te sorrir, mas posso chorar contigo!
A amizade é como a saude: nunca nos damos conta do seu verdadeiro valor até a perdermos.
O sucesso consiste numa serie de pequenas vitorias diárias...
Pensar é o trabalho mais pesado que há. Talvez seja essa a razao para tao poucos se dedicarem a isso!
Pouco se aprende com a vitoria, mas muito com a derrota.
Aprendi que nao posso exigir o amor de ninguem. Posso, apenas, dar boas razoes para que gostem de mim e ter a paciencia para que a vida faça o resto!
Sorte é o que acontece quando a preparaçao encontra a oportunidade!
A prova maior neste mundo é saber enfrentar a derrota sem desanimar...
A sorte para ter talento é insuficiente. É preciso ter talento para ter sorte!
As mentes sao como os para-quedas! Só funcionam se estiverem abertas!!!
As pessoas que vencem neste mundo sao as que procuram as circunstancia de que precisam e, quando nao as encontram, criam-nas!
Mais vale a lagrima de uma derrota do que a vergonha de nao ter lutado...
Quando a tristeza vier ao teu encontro, deixa cair dos olhos uma lagrima, da boca um sorriso e do coraçao uma prece; pois nao sao covardes os que choram por amor, mas sim aqueles que amam com medo de chorar...
Eu pensei que a saudade só trouxesse tristezas, mas percebo que ela tambem me faz ver o quanto és importante para mim...
O amor é como o vento, nao podemos ver mas podemos sentir!

Há coisas que não se explicam, apenas acontecem!

Há coisas que não se explicam, apenas acontecem! Acontecem, crescem, absorvem-nos os pensamentos… Muitas vezes nem damos conta que algo ou alguém está, lentamente, a entrar na nossa vida, que aos poucos vai fazendo parte dela… Há pessoas que tem o dom de nos cativar, mesmo quando achamos impossível que tal aconteça… Há momentos que passam e que permanecem inesquecíveis na memória… Há tantas coisas que não temos a capacidade de explicar! Sabemos apenas que num dado momento deixamos de conseguir pensar na vida sem que aquela pessoa faça parte dela… Talvez seja o habito, ou mais uma partida do nosso cérebro mas o facto é que nos parece impossível idealizar a distancia, a ausência, a falta de ouvir aquela voz, a falta de ver o sorriso, a falta do beijo, do toque, do simples abraço… falta de olhar a Lua com essa pessoa, de ver o mar pelos olhos dela… Muitas faltas que se sentem quando nos queremos forçar a imaginar a vida sem alguém que entrou sorrateiro e sem convite e nos conquistou sem aviso prévio! Muitas faltas que antes não imaginávamos poderem existir e que agora nos parecem insuportáveis.
No fundo, a capacidade que um ser humano tem de suportar e ultrapassar a dor, seja física ou psicológica, é incomensuravelmente maior do que supomos… e na realidade tudo se supera, com maior ou menor esforço… Mas no momento em que se faz a travessia… Parece que o caminho nunca termina, que há sempre mais um obstáculo… E o pior?... O pior é a incerteza… Mas um dia tudo se faz compreender!"A vida é o que nos acontece enquanto fazemos outros planos!"

Hoje parei para olhar a minha vida…

Hoje parei para olhar a minha vida…

Paro um momento para pensar em tudo o que passou… A minha vida está tão cheia de memórias! A minha vida, que parece ainda tão curta, está repleta de lembranças, de encontros e desencontros, de pessoas que chegam e partem, que chegam e ficam… No fundo todas permanecem, em mim. Cada um deixa um pouco de si mesmo, leva um pouco de mim!
Às vezes gosto de lembrar certas coisas que passaram outras vezes, embora não queira, acontece… Há qualquer coisa, uma música, um local de passagem, um acontecimento, que faz despertar a memória… Mas às vezes custa… Custa recordar porque é sinal que passou e a saudade é das maiores dores de alma que podemos ter. Eu não tenho muitas saudades… Tenho dificuldade em ter saudade… Às vezes sinto falta de uma certa companhia ou de um certo sitio, não sei mas não é saudade porque a saudade dói e isto não… Mas por vezes tenho… Mais do que das pessoas, tenho saudades de alguns momentos felizes que vivi e que não voltarei a repetir (ainda que quisesse tentar) porque nada se repete… “A mesma água não passa duas vezes por baixo da mesma ponte”… Assim é o tempo, que não nos deixa voltar atrás! No fundo nada existe, nem o presente! O passado já passou, o futuro ainda está por vir e o presente… O que é o presente senão a transformação do futuro em passado, à sua passagem por nós? Parece uma ideia complexa mas se pensarmos faz muito mais sentido do que julgamos.
Estou cansada que as pessoas entrem e saiam da minha vida, num corrupio frenético, que me tirem a paz a troco de nada, que entrem sem aviso, me queiram a todo o custo, para depois nada restar… Estou cansada do egoísmo humano com que me obrigam a viver! Queria ser um pouco mais assim, mais amarga, mais egoísta… Mas cada um é como cada qual, é o que se diz e quanto a isso, nada há a fazer… Vivo um dia de cada vez e tento valorizar o que fica… E o Sol, esse nasce todos os dias! Quanto mais não seja valorizo isso… E o mar… o som do mar… O cheiro a maresia… O mundo é bonito, se olharmos para ele de frente… Mas às vezes, como hoje, não é fácil!

onde nada é o que parece, o amor deixou de ter lugar..

onde nada é o que parece, o amor deixou de ter lugar..

Existem coisas pequenas e coisas grandes… Existem grandes acontecimentos que não são mais que um instante e instantes que sentimos como infinitamente magníficos, infinitamente gigantescos… Existem pessoas que nos parecem ser e não são, existem pessoas que são sem o parecerem… Existem o Tudo e existe o Nada e entre estes dois pólos, desenrola-se a nossa vida, em complexidades e adversidades sem fim.
Há dias diziam-me que o destino existe, que todo o nosso caminho está marcado assim que nascemos ou até antes… E eu perguntava-me, como? Se tudo está em constante mudança, se cada gesto, cada passo que escolhemos dar nos pode levar por diferentes caminhos? Como, se a cada sopro de vida, a cada olhar, a cada palavra podemos estar a mudar a vida, como nesse momento a conhecemos, para sempre? E, a cada mudança, nada permanecerá igual, nem será possível voltar atrás… o Tempo não nos dá essa capacidade. De entre todos os “Milagres” humanos, o Tempo é e será sempre, aquele factor dominante que não controlamos.
Acho que nada é definitivo… A nossa vida é um amontoar de acontecimentos e sensações fugazes que ora estão, ora não estão… As pessoas vivem ao ritmo do relógio, ao ritmo do seu dia a dia, vivem de entusiasmos, de paixões de momento… E, onde nada é o que parece, o amor deixou de ter lugar. Deixamos de nos “dar ao luxo” de amar porque dá trabalho, porque não é prático e porque o hábito passou a reger tudo. Temos receio de mostrar o que nos vai na alma… Ainda um dia destes alguém me contava um grande episódio da sua vida e pude rever-me em muito do que ouvia e compreendia muito mais do que pudesse fazer perceber… Mas não me manifestei! Preferi ouvir tudo, atentamente, interiorizando cada palavra sem, contudo, me expressar ou demonstrar qualquer empatia pela situação descrita. Não é que não sintamos as coisas, apenas preferimos “fazer de conta” que não… “é mais seguro”, pensamos! “Assim não volto a cair”… Mas não caímos sempre? Não é disso feita a vida? De grandes quedas e maiores recomeços? Não é à custa de tantas “nódoas negras” que aprendemos a enfrentar o mundo? E, antes disso, a enfrentar os nossos medos, a nós próprios?
Perco-me em palavras e imagens que expressão pouco do muito que haveria para retratar… Quase como um quadro surrealista, que só quem pinta pode compreender inteiramente!

Tudo muda o tempo todo nesse mundo".

Eu que sempre me fiz de vítima, aprendi que é melhor estar de bem com a vida. Sorrindo, alegre... Que seja de mentira, mas aprendi que alegria atrai alegria. E que ninguém pode te fazer feliz se você não quiser.
Eu que sempre fui tão medrosa, aprendi a fingir ter uma intensa coragem. Concluo, pois que aprendi a enfrentar algumas dificuldades.
Eu que sempre fui tão egoísta, aprendi a dividir meu egoísmo com aqueles que são meus e aprendi também o quanto isso é bom.
Eu que sempre fui tão mimosa, tão mimada, hoje nem sei mais o que são mimos. Aprendi a ser forte e a me virar do melhor jeito possível.
Eu tão menina, tão carente, tão medrosa, mimada, egoísta... Derepente! As vezes tão mulher, tão diferente.
Reaprendi que "há males que vêm para o bem", que "nada se cria, tudo se transforma", frases feitas e decoradas que nunca me foram tão óbvias.
Descubri que coincidências são mais do que evidências e que elas não são por acaso.
Aprendi que tudo o que é, tem que ser. Seja por um instante, seja para sempre.
Aprendi que tudo o que acontece, tem que acontecer. Seja ruim, difícil ou não.
Aprendi algo do muito que ainda tenho que aprender.
Por fim, todavia, descobri também que tudo muda, por coincidência ou não, mas muda. "Tudo muda o tempo todo nesse mundo".

Já não sei por onde vou…

Já não sei por onde vou… Todos os caminhos parecem turvos demais para decifrar.
Perdi-me dos sonhos em algum ponto do caminho e fiquei retida nas somas e subtracções de uma vida que corre depressa demais… Tão veloz que já não consigo acompanhá-la!
Cansada de mim, repouso sob o Sol que ilumina o dia que passa mas não a alma… Os olhos – mesmo fechados – permitem imaginar a imensa claridade ao meu redor… Sinto que se os abrir posso cegar e então deixo-me estar… Também não queria… Não quero ver mais nada! Vi tudo o que queria e também o que desejava não ter visto.
Deixo-me estar nesta indolência inquietante que me invade o corpo e entorpece os movimentos… Os membros pesam toneladas e a cabeça ficou oca! Os olhos fizeram-se oceanos e a boca um deserto… Pouco resta em meu peito que conforte… Quero deixar-me cair neste esquecimento e descansar do Mundo e das Pessoas… Só hoje… Deixar-me ficar e esquecer o que está lá fora

Cair no vazio… !?

Cair no vazio… !?

Ridículo é viver no passado, é viver de recordações, é acreditar em coisas que não existem como pertenças nossas… Ridículo é deixar de viver a vida, de aproveitar o presente para viver de coisas que foram e não mais serão… Ridículo é achar que os animais selvagens se domesticam, que as pessoas se aprisionam em gaiolas invisíveis… ridículo é viver de imitações, é não se ser genuíno, real, verdadeiro, feito de matéria e não de aparências… Ridículo é acreditarmos num mundo que só existe na nossa imaginação, é criarmos ilusões e obrigarmos, a nós e aos outros a viver nelas… Ridículo é ter medo de mudar, de arriscar, de conhecer, de viver! Ridículo é não ter vida própria, é viver à sombra de um sentimento inexistente. Ridículo é tudo aquilo que deixamos de fazer com medo de tentar, de arriscar, porque o maior risco que corremos é não fazer nada… Ridículo é perder tempo e energias a observar vidas alheias, a cobiça-las, a idealiza-las como nossas, em vez de arranjarmos uma vida só nossa… com personagens reais, com histórias reais, com sentimentos de verdade… Ridículo é viver na farsa quando podíamos viver felizes, é querermos mal aos outros quando podíamos apenas preocuparmo-nos com o nosso bem… Afinal, o quê que se lucra com o mal alheio? Ridículos são os sentimentos de perda recalcados, de piedade, de vingança, de ódio, de raiva… Porque só nos consomem energias que podíamos aplicar em coisas úteis e assim caem no vazio. Ridículo é acreditar que uma mentira pode durar para sempre e não procurar mudar o rumo do que não está bem… Por comodismo, cobiça, maldade ou por coisa nenhuma.
Ridículo é não viver porque quem pensa que “quase morreu, ainda está vivo… Mas quem julga que quase viveu, já morreu há muito”!

Quadros inacabados...

Quadros inacabados...

A minha vida, um rascunho de mim… Um esboço dos caminhos que não tracei, dos trilhos que deixei de percorrer, das muitas vidas que não vivi… De tantas outras que ainda respiro.
A minha vida, a procura constante do equilíbrio que tarda em chegar, do sorriso que esmorece na rebentação das ondas do mar, da brisa que não corre, da felicidade que se perdeu numa das outras vidas que não vivi…
A minha vida, um mar flamejante de inconstância e dúvida… De traços e rabiscos que faço e logo apago, de quadros inacabados, de linhas curvas que desaparecem sob gotas de chuva ao Sol de Verão.
A minha vida, lágrimas que caem dentro da alma que deixei fugir… Tumultos de paz que não alcanço, de respostas de não encontro, de luas que não brilham.
A minha vida, um sono profundo que logo desperta… Um acordar para a profundidade do desconhecimento absoluto daquilo que nem sei se existe.
A minha vida, a solidão entre as gentes, uma onda de calor em terras gélidas, um olhar longínquo em olhos que não se abriram.
A minha vida é uma permanente inquietude sem resposta… Um sonho que nunca foi… Um sorriso que não sorriu… Uma calma de guerra… Um Sol que não chegou a nascer… Uma onda num mar calmo… A minha vida!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Há momentos na vida em que duvidamos de nós e dos outros

Há momentos na vida em que duvidamos de nós e dos outros, duvidamos das possibilidades de ser feliz, julgamos que o mundo conspira contra nós. E há momentos em que tudo isto é mesmo verdade… Pelo menos para nós.
Há momentos na vida em que a esperança esmorece e o Sol não brilha… Vemo-nos sem caminho a seguir, nem para onde voltar… Há momentos na vida em que achamos que a vida não é bela, não é boa para se viver… Há momentos na vida em que nos perdemos de nós e do mundo, em que temos vontade de desistir, de parar de lutar… Há momentos na vida em que, depois de tantas quedas, de tantos recomeços, de novos tombos, já não nos queremos levantar… Temos medo de voltar a cair, temos receio de que a cada queda a dor seja mais intensa… Temos medo de quebrar! Há momentos na vida em que a vida não nos sorri e nós deixamos de conseguir sorrir para ela… Há momentos na vida em que nos secam os olhos e não conseguimos jorrar uma só lágrima… Há momentos em que tudo o que queremos é chorar a sós com a nossa dor… Há momentos de angustia, de perda, de corações partidos, de esperanças golpeadas, de partidas e chegadas, de ilusões criadas e sonhos desfeitos… Há momentos na vida em que não conseguimos encontrar razões para sair da cama a cada novo dia que começa… Momentos em que nos sentimos traídos, fragilizados, sem forças ou dormentes… Há momentos na vida que parecem uma vida inteira…
Quando já não conseguimos acordar… Quando já não conseguimos rir… Quando já não encontramos motivos para continuar a sonhar, a acreditar, a respirar, são os momentos que nos esboçaram sorrisos, que nos aqueceram a alma e o corpo, que um dia nos fizeram lutar… São estes momentos – muitos ou poucos – que nos dão força… É a capacidade (que só se aprende com a experiência, a desilusão, os altos e baixos) de guardar apenas as recordações felizes, os pequenos nadas que em algum momento representaram tudo, as gargalhadas partilhadas, a capacidade de aprender sempre algo com tudo e com todas as pessoas que cruzam o nosso destino… Porque é sempre possível aprender, porque nunca tudo é mau, porque se não houvesse aspectos positivos nós não continuaríamos a tentar, a viver uma mesma experiência… Porque tudo tem um lado positivo, por mais cliché que possa soar!
Existem pessoas que se desiludem mais e outras menos, existem pessoas que não se desiludem de todo porque não tentam e outras que encontram a “cara-metade” (seja lá o que isso for) à primeira investida… Eu acho que já passei por todas as fases, por todos os momentos… Excepto aqueles que farão parte de outras etapas da própria vida… Já cai muitas vezes e das mais variadas formas mas levantei-me sempre… Já houve momentos em que quis não existir, já houve momentos em que achei que nunca nada ia dar certo, já houve momentos em que não quis sair da cama, muitas manhãs em que não conseguia pensar em nenhuma razão para enfrentar mais um dia… Já houve momentos em que perdi amigos, família, saúde e amores… Momentos de ruptura, momentos de desilusão, de dúvida, de incerteza, de dor… Já houve momentos em que não tinha lágrimas para chorar e outros em que tudo eram lágrimas… Mas sempre me levantei… Quando somos mais novos custa muito erguer-nos após uma queda, depois vamos aprendendo e torna-se mais fácil… Mas nunca se aprende completamente… Há sempre algo ou alguém capaz de nos fazer sentir as inseguranças dos 16 anos… Não sei como será depois, quando os anos forem passando… Não sei se a esperança aumenta ou se esvai com a idade mas acredito que me vou sempre levantar após cada tombo… Acredito porque aprendi ao longo destes anos que já passaram que o importante é manter o coração limpo, a alma livre e o espírito aberto… O importante é não guardar rancores de nada nem de ninguém… Sempre vão existir obstáculos no caminho e pessoas que nos vão desiludir… O importante é aprender com cada má experiência e guardar muito bem as coisas boas que vão acontecendo… Quando alguém nos faz muito bem e, ao mesmo tempo, muito mal, é preciso pesar sorrisos e lágrimas e ver se vale a pena… É preciso saber quando devemos deixar de tentar… E quando isso acontece, é preciso ainda saber fazer as malas apenas com o que de bom restou e o que de bom existiu… O resto o tempo não cura mas ajuda muito.
E também é natural ter medo… O medo é próprio do Homem… É natural ter medo de voltar a sofrer, de voltar a perder… Mas o medo, embora bom, não nos deve impedir de avançar… E é isso que agora faço. É bom parar um minuto, um ano, dois anos… o tempo que o nosso coração pedir… Mas chega o momento (e às vezes pensamos que não mas ele sempre chega) em que é preciso fazer alguma coisa com a vida que falta viver… Nessa altura é preciso mais uma dose de coragem, mais um “respira fundo”, é preciso voltar a acreditar, voltar a confiar, voltar a tentar… E, mais cedo ou mais tarde, conseguimos. E as memórias não ficam no passado… Nada disso! As memórias acompanham-nos a vida toda! E não, não podemos esperar que os outros sejam exactamente aquilo que idealizamos, não podemos pensar que vamos encontrar ao longo do caminho, pessoas iguais… Cada ser humano é único e nada se repete… Mas aprendemos que cada etapa deve ser desfrutada ao máximo, que não podemos estagnar, que as rupturas acontecem sempre por uma razão (mesmo quando não sabemos qual… mesmo que nunca venhamos a saber…) e que a vida continua… E é muito, muito curta… E que passa mais depressa a cada ano… E que um dia – não tão distante como podemos julgar – olhamos para trás e não há nada para recordar… E que um dia – quando menos esperamos – já não estamos cá. E a vida não se repete, não nos permite usar lápis e borracha… Aquilo que vamos escrevendo não se apaga… Apenas podemos colocar um ponto final ou umas reticências e mudar de linha!
Depois de muitas dúvidas, depois de muitas hesitações, depois de muitos momentos a sós comigo, depois de viver um dia de cada vez, durante muitos dias, depois de muito adiar a minha vida… Decidi que era tempo de voltar a fazer planos. Posso não conseguir, ainda, fazer planos a longo prazo – porque ainda estou a reaprender a caminhar – mas vou fazendo o que consigo e vou tendo quem me acompanhe nestas pequenas passadas… Adiante novas estradas de vão desenhando, novos projectos, novas barreiras para vencer, novos desafios… Sempre com a certeza que, se cair… Vou ser capaz de me levantar… A tudo o que passou, até sempre… E ao futuro – tão próximo – Bem vindo!

Encontros marcados...

Encontros marcados...



As amigas não se procuram, no fundo nem se escolhem... encontram-se por acaso

A mudança, o ciúme e a saudade

A mudança, o ciúme e a saudade.

"Tudo muda o tempo todo no mundo." Adoro essa frase, adoro essa música e em geral adoro ver as coisas mudando. "Como uma onda no mar".
Algumas mudanças repentinas assustam, por melhores que elas sejam. Transformam muito em pouco tempo. Tranformam sentimentos, pensamentos, amizades.
Mudança surpresa. Mudança de fora para dentro que chegou para bagunçar tudo. Mudança boa, bagunça boa, ciúme bom e saudade melhor ainda. Como todo mundo eu também pensei que fosse ser bem pior. Nada... Não poderia ter sido melhor. Boa escolha a dele, mas não melhor que a dela. E assim "tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo."
Então: BOA SORTE! :)
E para quem não está entendo nada,
saiba que eu também não estou tão entendida assim não,
se etivesse teria escrito tudo isso de forma diferente, mais simples,
mas meu coração ainda vai levar um tempo para se adaptar à mudança
e à bagunça de novos sentimentos.
Tempo curto, tenho certeza.
É só mesmo o tempo de o Tico se encontrar com o Teco
e as emoções entrarem em acordo com as razões.
Falei algo que não deveria

Não existe tal coisa como “a pessoa certa”

Não existe tal coisa como “a pessoa certa” nem fórmulas secretas para a felicidade. Não existe o momento ideal ou o local perfeito. Não existem príncipes encantados nem princesas adormecidas. Existe o hoje, o momento presente, o agora... e embora as nossas escolhas se fundamentem, frequentemente, em experiências passadas, não podemos viver do passado nem prever o futuro. Tudo o que podemos fazer é viver cada dia o melhor que conseguimos e sabemos. Não é possível saber se todas as nossas escolhas são as correctas, nem se todas elas vão ter as consequências (ou a ausência destas) esperadas mas também não podemos deixar de arriscar viver. Cada mágoa do passado é um tijolo a mais num muro imenso que, ao longo dos anos, vamos construindo à nossa volta. Um muro que pode ficar de tal forma elevado que um dia acordamos e já não vemos nada além dele. Nada além de cada um dos tijolos, de cada uma das mágoas que fazem parte do nosso passado. Os muros construídos pela nossa imaginação e pelos nossos medos são construções sólidas, que não se abalam com qualquer sismo, com qualquer sorriso, com qualquer olhar. E à medida que estes muros vão tomando forma, nós vamos tendo cada vez mais dificuldade em nos relacionar com os outros, em ouvi-los sem duvidar, dar sem nada esperar, vamos tendo maior dificuldade em confiar, em nos entregarmos sem receios nem culpas, vamos tendo cada vez mais dificuldade em não ter medo. Porquê que se aprende mais facilmente em criança do que em adulto? A andar de bicicleta, por exemplo? Porque as crianças não têm medo. Porque não têm as experiências passadas, porque ainda não caíram vezes suficientes para saber que se podem magoar.

Eu já tive medo de cair e mais ainda de fazer cair. A partir de certa altura na vida percebi que cada queda doía mais que a anterior e comecei a não tentar fazer equilibrismo, a não andar por caminhos demasiado acidentados, por locais escuros. A certa altura percebi que por vezes também eu, sem querer, fazia cair outras pessoas e percebi que também elas – como eu – se magoavam... e, entre o medo de escorregar e o receio de passar rasteiras – ainda que involuntariamente – deixei de andar. Fiquei quieta, à espera que a vida passasse por mim sem que nenhum acidente se pudesse dar.

Era assim que estava quando alguém me fez ver que eu não podia simplesmente ficar à espera que os dias passassem em branco e me mostrou que existem pessoas que não tentar empurrar-nos, apenas querem ficar por perto para evitar as nossas quedas. E que, algumas vezes, eu poderia faze-lo cair mas ele saberia que não teria sido propositado e estava disposto a correr esse risco porque, também ele, queria viver sem medo.

Não sei se esta é a estrada que deveria ter seguido mas sei que neste percurso estou segura. Sei que se cair vou ter alguém que me ampara a queda e que se esticar o pé e tropeçarem nele, vão saber que apenas o fiz no momento errado e com o intuito de fazer mal. Sei que já não estou sozinha, que me conhecem como sou e embora valorizem mais as minhas qualidades, reconhecem alguns defeitos e sinto-me segura. Não sei se existiriam outros atalhos, se poderia ter experimentado outras sensações mas chega um momento em que temos que escolher entre a permanente incerteza e a paz de espírito... Eu escolhi viver sem pensar demasiado no futuro e aproveitar aquilo que posso ter em cada momento, porque nunca se sabe se vivemos mais um dia, uma semana, um ano ou muitas décadas... Se morrermos de velhice teremos todo o tempo para repensar todas as escolhas mas se um dia, sem aviso prévio, desaparecermos, iremos com a certeza de que fizemos o melhor que sabíamos e conseguimos.

A vida é mesmo assim, um livro aberto sem final escrito e que a cada página nos pode surpreender com novos desenvolvimentos e em que qualquer capítulo pode ser o último.

"Some labels are best left in the closet"

"Some labels are best left in the closet"

Quem nunca idealizou o final feliz para a sua vida? Aquele momento em que tudo está perfeito, em que os Deuses conspiram a nosso favor e nada pode correr mal… Quem nunca se imaginou num conto de fadas?

Se é verdade que desde muito cedo percebi que os contos de fadas não passavam de imaginação e muito pouco próximos da realidade, não é menos verdade que nunca deixei de ter sonhos, de querer mais para mim e para a minha vida… ‘Estória Encantada ou não!

Acho que são precisamente os sonhos que nos fazem viver, lutar e vencer. Quando sonhamos (e todas as pessoas têm sonhos, quer o admitam ou não) estabelecemos objectivos, metas e enquanto andamos na prossecução destas, abstraímo-nos dos problemas exteriores, dos obstáculos… Porque com maior ou menor dificuldade e inconscientemente, sabemos que vamos ultrapassa-los.

Durante anos assisti à vida de quatro amigas com as quais me identificava, que viviam os dramas de todas as mulheres, que têm os seus momentos menos felizes e contam com a força de todas para as ajudar a ultrapassa-los e que, acima de tudo, não deixam de se levantar, de vestir um vestido arrojado e uma maquilhagem no rosto para sair com as companheiras de sempre e enfrentar a vida com uma gargalhada. Foi sobretudo esta atitude arrojada que transmitiam ter perante as vicissitudes que me prendeu sempre ao pequeno ecrã.

Fiquei um pouco desapontada quando a vida destas amigas da “caixinha” deixou de passar (depois de ter visto dezenas de episódios repetidos) mas agora, por fim, pude assistir novamente à vida delas e desta vez num “episódio” de duas horas e meia e adorei! A duração pareceu curta, a história fantástica, elas magnificas e a arrancarem de mim sucessivas gargalhadas e também alguma emoção, confesso. Fiquei contente por voltar a vê-las, como que de um reencontro de amigas se tratasse (a “caixinha mágica” tem destas coisas) e consegui, mesmo ao fim de tantos anos, continuar a identificar-me com elas porque também evoluíram nas suas vidas, porque a história tem a capacidade de nos fazer sentir que as temos acompanhado ao longo de todo este tempo, como se as conhecêssemos de facto. E sim, eu sei que é tudo ficção mas na minha vida também existem três amigas de carne e osso que, mais do quaisquer outras estão presente nas minhas aventuras e desventuras. Sinto que estas são as minhas Samantha, Miranda e Charlotte e não tenho dúvidas que me vão acompanhar para sempre, tal como o meu Big!

Quando o céu ganha Estrelas Vivas…

Quando o céu ganha Estrelas Vivas…
Às vezes a vida passa e nós não damos por ela. Todos os dias há pessoas que nascem e outras que morrem… Noticiam-se os acidentes rodoviários, as catástrofes naturais, as guerras e os ataques terroristas… Pouco se falam das coisas boas que vão acontecendo pelo mundo fora… E aprendemos – talvez por estas razões – a só parar perante o infortúnio. É nos momentos de perda que fazemos a retrospectiva das nossas vidas, que nos damos conta do que deixamos escapar, dos momentos felizes que vivemos, dos planos que temos, de tudo o que nos faz sorrir e chorar… Daquilo que é a nossa vida, daquilo que ela poderá ser, das transformações que pode sofrer perante a perda…
É difícil ver partir alguém de quem gostamos ou mesmo alguém que apenas conhecemos ou ouvimos falar… a morte é sempre um tema difícil, não sabemos lidar com ela, não a encaramos como uma das fases da vida e sim como um fim… Acho que é isto que torna tudo mais difícil.
A saudade que sentimos de alguém que já não está cá é infinitamente grande e imediata, pelo simples facto de sabermos que não vamos voltar a ver essa pessoa.
Na verdade, a morte é um processo da vida… Seria mais fácil de entender se todos morressem de velhice (ou talvez não) mas a natureza ou o destino impelem-nos muitas vezes para realidades mais cruéis… Temos que, a cada dia, saber aproveitar o que a vida nos oferece, cada momento, cada pessoa que cruza o nosso caminho, cada gargalhada, cada sorriso, cada lágrima, cada nascer do sol, cada pôr-do-sol, cada luar… Cada sopro de vida tem que ser inspirado como se fosse o último e, talvez, se tivermos esta capacidade, não fiquemos tão tristes e perdidos quando somos confrontados com a essa derradeira etapa…

TUDO ERRADO

[i][b]TUDO ERRADO[/b]

Este não é um texto sobre o amor. É um texto sobre uma mocinha que já amou demais. Uma Mocinha que faz tudo errado. Que se desconserta quando alguém fala que gosta dela. Que é contraditória por natureza. Que fala a verdade quando deveria mentir. Que diz que é fiel aos seus sentimentos mas não entende nada sobre fidelidade. Que gosta de um cara mas é dificil fazer ele entender o que é isso. Que quer se matar por dar end no Mocinho que ela mais quer quando ele liga e ela está com outro. Que já largou um cara dentro do cinema sozinho e nunca mais voltou. Que já saiu de casa só pra falar pra um imbecil que ela o amava - e ele disse que já tinha outra. Que já chorou por um homem. Que já chorou por alguns homens. Que não tem vergonha de falar o que sente. Uma Mocinha cujo sorriso entrega suas emoções. Cujos lábios movem quando ela pensa. E cujos olhos não a deixam mentir.que Chora quando vê alguem que Gosta tendo atitudes diferentes.

Uma Mocinha que odeia coisas amargas.Odeia quando tem que esperar alguém ligar. Odeia mais ainda quando esse alguém não liga. Odeia os homens que têm namorada e ficam ligando pra ela (qualé?!). Uma mocinha que adora chocolate. Adora morar longe da cidade. Adora sua própria companhia. Adora não ter mais idade pra brincar de polícia-e-ladrão. Pra fazer joguinho. Adora já ter passado da fase de fingir que ela não está afim quando está.

Só que essa Mocinha faz tudo errado. Ela diz por aí que quer namorar. Mas se esquiva quando seus casos começam a ficar sérios. E só se envolve com os “não-namoráveis”. Os mais galinhas. Os mais baladeiros. E anda dispensando todos os caras com quem ela poderia pensar em fazer planos. Talvez porque, lá no fundo, ela goste de ser solteira. De poder escolher com quem ela quer sair. Talvez ela queira ligar pra quele cara bacana no meio da noite. Talvez porque ela ache que bacana é sair e conhecer novas pessoas. E porque ela ainda não encontrou alguém que faça valer a pena largar tudo isso pra se comprometer a um cara só.

Talvez porque ela goste de chegar em casa.Tirar suas roupas e se jogar em cima da cama. Sem se preocupar se alguém a espera. Ir e vir de onde ela bem entender. À hora que ela bem entender. E com quem ela bem entender. Talvez ela até goste de comer Sanduiche do Posto quando a mamãe tem preguiça de fazer almoço nos finais de semana. E talvez ela prefira a companhia do seu passarinho na sua cama. Talvez tudo isso seja verdade. E talvez tudo isso passe. Mas fato é que a Mocinha não vai abrir mão disso por pouca coisa. E que ela não troca suas tardes de domingo sozinha por tardes de domingo em companhia errada.

Fato é que a Mocinha não quer alguém pra chamar de namorado. Ela quer um alguém que ainda não encontrou. E o dia que ela encontrar, ela não vai deixar esse alguém escapar por nada deste mundo. Porque essa mocinha sabe o que é perder o cara que é o amor da sua vida. Sabe o que é fazer tudo errado sempre. Mas, mesmo assim, ela não tem medo de começar tudo de novo. De tentar outra vez. de Chegar no Mocinho e falar que ela quer ficar com ele, só pra ela. E essa Mocinha só quer viver de novo aquilo que ela conhece muito bem. Amar. Incondicionalmente. Viver incondicionalmente. Viver sem fazer planos. Sem querer prever o futuro. Estar do lado de alguém que é o mundo pra ela. Estar do lado da pessoa certa. Aquela única pessoa com quem ela gostaria de estar. Alguém que conhece todos os seus medos. Todos os seus sonhos. Que sonha junto com ela. Alguém por quem ela !

Saudade de um tempo que acabou e que não sei se vai voltar! AVida é assim neh!!

TALVEZ por que tudo anda fora dos Eixos pra mim. a Mocinha que anda fazendo tudo errado. Mais um dia a Vida vai mudar pra ela, espero não está tão Distante!
[/i] =(

terça-feira, 8 de julho de 2008

O QUE É A VERDADEIRA FELICIDADE PRA VOCÊ???

Bom, eu sou eu, uma pessoa que vive a vida sem preconceitos e sem estimativas porque acho que devemos ser e viver como somos, nada é por acaso, devemos viver cada dia como se fosse o último dia de nossas vidas. *Porque é assim que eu penso??Bom, eu penso assim porque, se eu morresse agora, acho que morreria satisfeito, e feliz, porque Deus me proporcionou tudo o que eu necessitava nessa Terra, porém, falta algo, que ninguém pode fazer por mim; Minha vida está dedicada a minha paz, felicidade, contrução, desenvolvimento, prazer, crescimento e acima de tudo, curtir todos que sente prazer de estar comigo, quero fazer minha família feliz, quero que elas me fazem cada vez mais feliz também (já me fazem).Agradeço a todos por estarem comigo em momentos dessa vida que passei, que nem todos sabem, mas os que sabem são os que precisavam saber, e os mesmos, souberam me ajudar como puderam.Se eu estou bem?sim.Se eu estou feliz?mais do que nunca.Minha famíla me faz feliz?muito. Mais do que eu mereça.Quero outra vida?Não, acho que todos temos a vida certa e devemos conviver com todos os defeitos e deficências que podem haver nela.Eu gosto da verdade, acima de qualquer coisa, acho que a sinceridade faz da pessoa mais ridícula a pessoa mais perfeita, gosto de ver isso nas pessoas, quando alguém chega em vc e te mostra a sinceridade, já é meio passo andado. Os caminhos da vida não são traçados por nós mesmos mas temos, nesse caminho, opções, sigo pela esquerda, direita, posso pegar aquele atalho, talvez chego mais rápido naquele objetivo alí, hó!!Se adquirirmos o caminho correto, seremos feliz, sem pensar no que vão dizer de vc, porque se vc pensar nisso, nunca vai realizar algo que vc queira. Mas que não seja adequado aos olhos dos outros ou da sociedade, temos que seguir o nosso espírito e ver no que dá; tenho certeza de que; mesmo que de digam que vc está totalmente errado, vc será mais feliz. Abra os olhos e veja quanta coisa existe nesse mundo, vc só tem q perceber se a vida vai valer a pena se vc fizer isso, ou se não fizer.Sabe, a vida é uma das poucas coisas da qual temos certeza que vai acabar, sem comentários, curta, viva, seja feliz, seja único, ame, se alegre, pois, pense nisso, se hoje fosse o seu último dia aqui na Terra, vc iria partir feliz, com a cabeça fria? Satisfeito de ter concretizado seus sonhos visto o quanto vc fez diferença pra tantas pessoas? Ou não....REFLITA NO VOCÊ QUER DESSA VIDA, QUE VAI ACABAR, PODE SER A QUALQUER MOMENTO, SEJA FELIZ, MAS VEJA, REVEJA E PENSE:*** O QUE É A VERDADEIRA FELICIDADE PRA VOCÊ???